O que vocês estão olhando?
Uma discussão sobre o direito à intimidade na era do Google Street View, Facebook, Orkut e Twitter
Mais uma matéria que levanta a polêmica questão da privacidade na internet, desta vez tomando como exemplo o Google Street View. Em entrevista ao caderno Aliás, do Estado de São Paulo, Túlio Viana, professor de direito penal na UFMG fala sobre problemas na exposição da intimidade em redes sociais.
A polêmica apontada está inserida numa lógica de sociedade que Gilles Deleuze chamou de sociedade do controle. No caso do Google Street View, a pessoa que se sente lesada, pode recorrer na justiça e pedir que as imagens sejam retiradas. Em contrapartida, nas redes sociais também percebe-se o monitoramento típico desse tipo de sociedade, mas a exposição da intimidade nessas redes é algo consentido pelo usuário e, mais importante, desejado por ele.
O próprio entrevistado, ao ser perguntado qual seria sua reação se fosse flagrado pelas lentes do Street View, brinca e diz que “Se saísse bem na foto, divulgaria o link no Twitter e no Facebook. Se saísse mal, talvez processasse o Google para conhecermos a posição do STF sobre os limites do nosso direito a privacidade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário