terça-feira, 2 de novembro de 2010

Fotógrafa expõe na rede a intimidade dos maiores nomes da música da geração 00


Dedicada a fotografar bandas há dez anos, Caroline Bittencourt vem montando, pouco a pouco, uma coleção com os mais importantes nomes da geração 00 da música brasileira. Num passeio por sua página no Flickr , você encontra cliques de Cidadão Instigado, + 2, Céu, Mombojó, Hurtmold, Mallu Magalhães, Los Hermanos, Marcelinho da Lua, Nina Becker e toda a Orquestra Imperial, Do Amor, Nação Zumbi, Cibelle... Sem falar na penca de shows estrangeiros que passam por sua São Paulo.

Frequentadora dos porões de shows alternativos dos anos 90, a brincadeira começou quando fotografou seu grande amor musical, a banda americana Fugazi, em 1994, com a câmera emprestada do pai. Aos poucos, foi construindo uma relação de amizade com os fotografados, o que influi diretamente no resultado do seu trabalho. Seus retratos têm uma atmosfera intimista, de cumplicidade, fazendo com que muitas vezes Caroline consiga imagens impagáveis dos artistas mais retraídos: registros de Kassin maquiado como um dos músicos do Kiss, Pitty à vontade em casa e outros momentos muitas vezes reservados para os mais chegados.

A impressão não é à toa, Caroline realmente se tornou amiga de muitos do seus retratados e hoje não é raro ela ser escolhida pelas próprias bandas para seus registros oficiais. Muitos dos trabalhos são encomendas dos próprios artistas, fotos para serem distribuídas para a imprensa e utilizadas na divulgação de discos e shows. Quanto mais esses artistas se estabelecem, maior fica o valor artístico da moça. Com o fim do monopólio das gravadoras na construção de ídolos e a quantidade de artistas espalhados pela rede, fica difícil enxergar o que é relevante e sobreviverá ao infalível teste do tempo. Mas Caroline tem a mira precisa.

Fonte: Jornal O Globo

Nenhum comentário: