domingo, 21 de novembro de 2010

"I'll Be Your Mirror" reflete uma intimidade não invasiva de Thomas Dozol


Em uma época em que a fronteira entre o público e o privado quase não existe, a vida pessoal, seja de celebridades ou anônimos, torna-se foco de interesse. Não é à toa que um programa como “Big Brother”, assim como a maioria dos reality shows, atrai tanta audiência e gera assunto para a imprensa o ano inteiro. A partir desta ideia, a exposição "I'll Be Your Mirror", do badalado fotógrafo francês Thomas Dozol, pode parecer pouco nova. No entanto, a exibição de fotos nas quais ele clicou amigos - famosos e desconhecidos - saindo do banho mostra outra faceta de como lidamos com a questão da privacidade.

Em cartaz no Espaço Soma até 27 de novembro, as 25 fotos que fazem parte da mostra nasceram da proposta de Dozol em flagrar pessoas depois de 15 minutos de banho, sem nenhum tipo de produção, nem mesmo iluminação especial. Assim surge a atriz Gwyneth Paltrow de cabelos molhados, enrrolada em uma toalha, Michael Stype, vocalista do REM, observando-se no espelho, além de pessoas sentadas no vaso sanitário, fazendo a barba, escovando os dentes e em outras situações extremamente íntimas e corriqueiras.

Para o curador da exposição, Diego Godoy, a ausência da produção faz o trabalho de Dozol ser uma crítica ao culto a celebridade."Thomaz dá um tratamento igualitário aos seus amigos. Podemos viajar na intimidade, na introspecção, na solidão de cada um.


Há uma dimensão humana que desconstrói toda essa cultura da celebridade. Famosos, quando não são retratados com glamour, aparecem em fotos distantes, de baixa qualidade, numa espreita que não demonstra nenhuma ligação entre fotógrafo e fotografado. Já em "I´ll Be Your Mirror" vemos uma relação íntima, mas não invasiva. Thomas foi convidado a entrar na intimidade de cada um e ele sai de lá com um resultado realmente único e raro", disse.

Godoy foi a pessoa que trouxe "I'll Be Your Mirror", o primeiro trabalho de Dozol exposto no Brasil, depois da série ter passado por Nova York e Atlanta.

Fonte: Colherada Cultural

Nenhum comentário: