sábado, 4 de dezembro de 2010

Análise do Programa 15 minutos da MTV por Ana Carolina Martins


O Programa 15 minutos da Mtv, apresentado pelo humorista Marcelo Adnet trás uma característica contemporânea, a estética realista. Com um cenário caseiro, fazendo referências a um típico quarto de um jovem carioca, Marcelo afirma está gravando dentro de sua casa, dando referências que trazem o expectador para perto dele. Morador do bairro Humaitá, no Rio de Janeiro, Adnet usa elementos da sua vida real para deixar a atmosfera do programa familiar.


A todo instante o apresentador narra cenas do seu cotidiano. Dentro do seu quarto é possível perceber objetos que poderiam ser dele, como por exemplo; a bandeira do Botafogo, referências ao teatro, roupas espalhadas, objetos com uma aparência de usado e etc. Durante muito tempo as pessoas acreditavam que o programa era realmente gravado na sua casa. As roupas casuais, as referências à intimidade, o discurso feito pelo apresentador e até abertura do programa (que mostra uma imersão em buraco da fechadura) ajudou a formar essa crença.

A idéia de intimidade ser o lugar onde nós guardamos o que somos de verdade; a hora em que não precisamos colocar as máscaras e representar nenhum papel social. Onde somos realmente nós. Essa aura de verdade é levada ao espetáculo, trazendo a confiança de um público que valoriza cada vez mais uma estética realista.

Cansados do excesso de espetáculo, esse precisou se renovar para continuar em voga. O cotidiano realista somado ao audiovisual garante a atenção de um público que, valoriza cada vez mais essas imagens.


O cenário do programa, disfarçado de quarto, comandado por Marcelo Adnet, satisfaz o sujeito alterdirigido e fabrica uma transparência capaz de iludir os telespectadores e fazer pensar que aquilo que está sendo mostrado faz parte da intimidade do humorista. Reiterado por discurso familiar e casual, a estética realista garante 15 minutos diários de audiência na MTV.

Nenhum comentário: