terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Apelo Realista em MeuReality.com por Marília Dias



Mais uma vez vemos o espetáculo operar sobre as pessoas. Um casal resolveu filmar um ano de sua vida e disponibilizar na Internet, para quem quiser ver. Keymi e Carol expõe sua intimidade através de um blog e um canal no Youtube . O nome dado ao projeto não poderia ser mais conveniente: Meu Reality. Além de fazer alusão a um dos formatos televisivos de mais sucesso da atualidade, Meu Reality também brinca com o fetichismo dos que gostariam de participar. O projeto representa o “eu” num reality show, aquele casal poderia ser qualquer um de nós, o Meu Reality poderia ser feito por você. O realismo-naturalista é a explicação para os milhões de acessos do canal.

A cada dia mais as imagens caseiras e “reais” ganham espaço na mídia e a Internet é uma ferramenta fundamental para essa tendência. Buscamos o máximo de proximidade com o que gostamos de chamar de realidade, e nos envolvemos como tal.. O envolvimento do público parece ser muito importante para o casal, é como se eles estivessem prestando um serviço e sendo recompensados através do reconhecimento dos espectadores: “Keymi e sua namorida Carol decidiram fazer um Reality Show de suas próprias vidas e durante 365 dias vocês poderão acompanhar suas aventuras e participar diretamente comentando e enviando mensagens. Participe !"A exposição não é novidade para essa família, antigamente o Keymi produzia conteúdo para um outro canal do Youtube, que ele batizava de Keymishow. Não se sabe ao certo se eles estão sendo completamente espontâneos nesses registros ou se é apenas mais uma performance. É possível que eles estejam apenas saciando a nossa sede pelo real. Se é a precariedade das produções caseiras que nós buscamos, é o que teremos.

Um comentário:

Michelle Vasconcellos disse...

Esse fato do casal fazer um reality da própria vida me remete ao fato da CONFIRMAÇÃO DA EXISTÊNCIA. Ao se expor, eles se tornam o centro de vários olhares e seu eu olho, eu legimito: "VOCÊ É!". Além disso, ao se mostrar o poder que eles ganham É O DE SER ALGUÉM!. Ou seja, é a busca da fama justificando a existência