sábado, 4 de dezembro de 2010

JOHNSON'S® baby leva série para salas de cinema por Thiago dos Santos

Algo que me chamou bastante atenção e me fez lembrar das nossas aulas da Disciplina Mídia e Intimidade foi a nova série-propaganda intitulada “Toque de Mãe” da JOHNSON’S baby, nos Cinemas do Rio de Janeiro. Na série, quatro mães reais (como faz questão de frisar o site da Johnson’s) são estimuladas a contar suas experiências de ser mãe, com todos os detalhes e pormenores da vida cotidiana.

O site portal da propaganda assim descreve:

“No escurinho do cinema, com alto e bom som e imagem de qualidade, poderão ser vistos os melhores momentos dos 14 episódios, incluindo experiências que abrangem as principais rotinas da vida de um bebê: banho, massagem, troca de fralda e hora de dormir, momentos em que é possível educar e informar de forma natural, e ninguém melhor que as próprias mães para fazer isso. Assim, a atriz de teatro Miá Melo, 28, conta como é ser mãe da Nina, de 3 meses; a advogada Flavia Queiroz, 36, fala sobre o filho Luiz Henrique, de 9 meses; e a documentarista Flavia Angélico, 40, divide o conhecimento de ser mãe de duas garotinhas: Rafaela, 3, e Maria Clara, 1. Cabe à microempresária Gabriela Monteiro, 34, mãe da Laura, de 3 anos, mostrar os preparativos e preocupações de uma mamãe de segunda viagem, o tão esperado nascimento da pequena Beatriz, o primeiro olhar e o toque de amor entre mãe e filha.”

Na disciplina Mídia e Cultura de Consumo, da professora Carla Barros, vimos que o que caracteriza as peças publicitárias é exatamente o não compromisso com a realidade ou com o pensamento racional. Segundo Everardo Rocha, a publicidade trabalha com uma realidade utópica, é como um mundo real invertido e idealizado. Mas mesmo assim, como explicar as diversas propagandas que apelam para o “choque do real”, para conseguir credibilidade e vender seus produtos?

No livro “O Show do Eu” a professora Paula Sibilia nos fala que atualmente “o espetáculo da realidade faz sucesso: tudo vende mais se for real, mesmo que se trate de versões dramatizadas de uma realidade qualquer.” Segundo ela, a nossa sociedade está constantemente em busca de experiências autênticas ou verdadeiras, e isso se deve à constante ficcionalização e estetização da vida com os recursos midiáticos.

“Os diversos meios de comunicação atuas reconhecem e exploram o forte apelo implícito no fato de que aquilo que se diz e se mostra é um testemunho realmente vivenciado por alguém.” “Cresce esse apetite por consumo de vidas alheias e reais”

“Embora não sejam grandes vidas, de figuras ilustres ou exemplares; como se vê por toda parte, basta apenas que sejam reais, autênticas, realmente protagonizadas por um eu de verdade – ou, de novo, pelo menos que assim pareçam.”

Encontrei esse depoimento da gerente de marketing no site da marca onde ela utiliza várias frases e palavras bem interessantes, que dialogam bastante com os trechos do livro citados:

“Com essa oportunidade, conseguiremos alcançar um público diferenciado, que poderá ver na telona, de forma ainda mais evidente, a sensibilidade e o cuidado dessa produção, que vai muito além de uma propaganda convencional. O mágico deste novo formato é, justamente, sem recorrer ao puro e simples merchandising, baseado em experiências autênticas, levar conteúdo de interesse para nossos consumidores”, “comenta Christina Larroude, gerente de marketing de JOHNSON’S ® baby, sobre a série Toque de Mãe, idealizada pela marca em parceria com a agência Babel e produzida pela Bossa Nova Films.”

Vídeos:

Toque de Mãe, série de TV para JOHNSONS Baby.

Toque de Mãe, série de TV para JOHNSONS Baby. Segundo capitulo.

Quanto mais junto melhor, Terceiro capítulo.

"1,2,3...dormiu" - 4º capítulo da série da Johnsons

Os depoimentos foram extraídos do site: Portal da Propaganda

Nenhum comentário: