sábado, 4 de dezembro de 2010

Todos querem ser jovens por Milena Godolphim

O vídeo feito por Lena Maciel, Lucas Liedke e Rony Rodrigues fala sobre a atual geração de jovens que influenciam o consumo, a moda, os hábitos. Influenciam os mais novos e os mais velhos.

Conhecidos como “Geração Y”, são a maior geração jovem em quantidade de pessoas que já existiu e em poder de compra.

Com origens no baby boom pós II guerra mundial (40/50), numa geração que viveu a insegurança e buscou grandes mudanças para o mundo. Que queria ser ouvida e criou o estilo de vida jovem; e ainda que grande parte das solicitações dessa geração não tenham sido atendidas, mudaram a educação e cultura que foi passada para seus filhos e o mundo daí em diante. Deram origens a jovens mais livres, que “tinham as chaves de casa”, tomaram conta dos grandes festivais e das ruas.

A geração “Baby Boomers” foi a “Juventude Libertária” e seus posteriores, a “Geração X”, aproveitaram suas conquistas para a juventude.Estes, nascidos nos anos 60/70 buscavam o prazer e a curtição sem culpas. “Inconformados e entusiastas (...) tomaram conta de suasindividualidades”. Não eram mais hippies ou caretas. Eram punks, pós-punks, protopunks, hardcore, etc.: a “Juventude Competitiva”.

Hoje os “millenials, digital youth ou geração Y” são a “Juventude Global”. Graças à internet essa geração é definida por acesso total. Suas identidades transcendem o local de onde são e mudam a todo o momento. A internet é interatividade, e está possibilitando que “conteúdo pessoal” ganhe dimensões estratosféricas, onde tudo pode ser remixado, também alcançando relevância pra fora da internet. As grandes instituições religiosas, estatais, etc, perdem força e as opções pairam soltas à disposição dos jovens; com tanto conteúdo à disposição eles devem fazer escolhas constantes em suas vidas, o que os torna ansiosos e inseguros.

“Hoje em dia é legal saber e ser várias coisas ao mesmo tempo”. As personalidades flexíveis devem ser mutáveis (conforme a mutação dos padrões): “é possível ser surfista, DJ, roqueiro, nerd, cinéfilo, design ao mesmo tempo”. Contanto que cada uma das opções no momento e local adequado e esperado para tais padrões. “É uma pluralidade que garante que os jovens possam, simultaneamente, reconhecer-se, mesmo com suas diferenças pessoais.”

“O prazer acontece em breaks programados”. Os padrões são variados, mas programados. A pessoa deve descansar, trabalhar, correr, etc.: no momento e local para isso.

Sempre buscando a performance mais produtiva em todos os aspectos, inclusive na diversão e no descanso.

“Os jovens millenials são pragmáticos. Eles também são mais realistas. Seus grandes ídolos não são as figuras mais idealizadas, mas sim pessoas comuns que realizam pequenos e possíveis sonhos que não são utópicos.”

Os millenials são realistas, transparentes, e bem visíveis.
O vídeo é mais que autoexplicativo, assistam!

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