sábado, 4 de dezembro de 2010

Nine Eyes, de Jon Rafman por Amanda Cinelli


Nine eyes é o nome do projeto visual em que um artista canadense, Jon Rafman, faz faz screen captures e amplia imagens cotidianas e inusitadas capturadas pelo Google Street View. Hoje, este projeto já passou por pequenas galerias e no New Museum de Nova York, além de ter se transformado em livro, "16 Google Street Views.

O processo para seleção das imagens é aparentemente simples, mas requer dedicação e concentração. John pesquisa às vezes por 6 ou 12 horas em busca de imagens no aplicativo. As imagens podem retratar tanto momentos simples do cotidiano quanto podem ser uma combinação dos efeitos tecnológicos do programa, como as setas para localização ou o efeito borrado do rosto de certos passantes - que segundo ele dá um efeito digital único. Elas possuem uma beleza inesperada e também momentos cômicos e irônicos.

Nas palavras do artista, "o mundo capturado pelo Google parece ser mais verdadeiro e transparente por causa do peso atribuído a realidade externa, a percepção de uma gravação neutra e imparcial, e até mesmo a imensidão do tipo de projeto."

Percebemos com essa declaração está carregada de conceitos do homem alterdirigido e, também, do realismo como gênero contemporâneo, já que coloca nossas vidas em posição central na arte e na ficção criada a partir das interpretações do público quanto as fotografias. Afinal, as fotos espontaneas e livres são retiradas de qualquer contexto social ou geoespacial se tornando fragmentos da realidade com diversas possibilidades de interpretação e fora de qualquer intenção cultural pré-estabelecida.

Ainda no ensaio elaborado por Jon Rafman ele diz: "Uma imagem do Street View pode nos dar uma noção do que é a sensação de ter tudo gravado, mas nenhum significado especial atribuído a qualquer coisa."

O artista mantém um tumblr com grande parte das imagens selecionadas do projeto.

Nenhum comentário: