sábado, 4 de dezembro de 2010

Sua Vida em um Dia por Diogo Cruz


“Mostre-nos o seu dia”, “Mostre-nos o que você teme”, “Mostre-nos o que você ama”, “Mostre-nos”. Essas são as frases que fazem parte da chamada do projeto “A Vida em um Dia” dos diretores Ridley Scott e Kevin Mcdonald. A idéia central do filme era recolher diversos vídeos amadores, de qualquer pessoa que desejasse fazer parte do projeto, e transformar todo esse material bruto em um documentário Porém, esses vídeos deveriam ser feitos no dia 24 de julho de 2010, contando um pouco da vida de quem fizesse a gravação. Os vídeos selecionados fariam parte de um documentário experimental. O argumento utilizado para convencer as pessoas a enviarem seus vídeos é de que elas fariam parte do maior filme produzido pelo público e que, além disso, criariam uma cápsula do tempo, onde deixariam para as gerações futuras um exemplo de como era viver no dia 24 de julho de 2010.

Tendo em vista o projeto e os argumentos citado podemos perceber o poder que o apelo realista exerce sobre a nossa atual produção cinematográfica. Cada vez mais as produções são feitas baseadas no regime da visibilidade. E, além disso, as imagens amadoras trazem ao telespectador a impressão de autenticidade que ele tanto almeja. Utilizando-se também das teorias de Foucault sobre a Técnica da Confissão é possível perceber que ao utilizar o “Mostre-nos” na chamada, o efeito que se espera é que se consiga extrair o máximo de verdade dos indivíduos que na dinâmica atual encontram-se regidos pela confissão espontânea. Confissões públicas sustentam a almejada visibilidade que é essencial para que um personagem exista, personagem este que é fundamental para a existência do indivíduo pós-moderno viciado em personalidades.

Desta forma o que podemos notar é que a idéia do filme “Sua vida em um dia” é criar uma produção cinematográfica sustentada pelo apelo realista, aproveitando-se também da busca de reconhecimento dos indivíduos que almejam uma vida digna de um enredo de filme.

Tudo isso e mais algumas informações: SobreTudo

Nenhum comentário: